Pular para o conteúdo principal

Top 10 - Filmes de Super-Herói



GUILHERME W. MACHADO

De fato já fazem algumas semanas que estreou o segundo filme da franquia de maior 
sucesso da Marvel Studios: Os Vingadores - A Era de Ultron. Ainda assim, aproveito o embalo [um pouco tardio] para lançar essa lista de um gênero que ganhou uma indiscutível importância (comercial que seja) no cenário cinematográfico desse início de século 21. A discussão sobre a qualidade desses filmes - que sempre foi motivo de polêmica entre fãs e crítica - é, sim, pertinente; não basta aplicar um rótulo de "cinema comercial" (ou de entretenimento) e deixar por isso mesmo, mas isso é algo para ser aprofundado noutra postagem mais apropriada. De qualquer forma, esses são 10 filmes de méritos bem distintos entre si, a maioria com alguns problemas de concepção e execução, mas todos divertidos e contendo, sim, qualidades.

Edit: Postagem atualizada com lançamentos mais recentes.



10. Capitão América:  Guerra Civil [Anthony Russo, Joe Russo, 2016]




09. Batman [Tim Burton, 1989]


08. Os Vingadores [Joss Whedon, 2012]




07. Watchmen [Zack Snyder, 2009]



06. Batman vs Superman: A Origem da Justiça [Zack Snyder, 2016]




05. Capitão América: Soldado Invernal [Anthony Russo, Joe Russo, 2014]




04. Batman: O Retorno [Tim Burton, 1992]



03. Homem-Aranha / Homem-Aranha 2 [Sam Raimi, 2002/2004]




02. Corpo Fechado [M. Night Shyamalan, 2000]



01. Trilogia - O Cavaleiro das Trevas [Christopher Nolan, 2005/2008/2012]


OBS: Optei por resumir tanto os filmes do Batman dirigidos por Christopher Nolan, quanto os dois primeiros Homem-Aranha de Sam Raimi, em grupos únicos, com o principal objetivo de evitar monotonia e porque são filmes que, além de fazer parte de um todo maior, achei que deveriam ocupar as mesmas posições na lista. Não fiz o mesmo com os Batmans de Burton, nem com os dois filmes da saga do Capitão América, por não ver necessidade de classificá-los numa mesma posição na lista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicação do Final de Birdman

 (Contém Spoilers)                                            TEXTO DE: Matheus R. B. Hentschke    Se inúmeras vezes eu julguei Birdman como pretensioso, terei de ser justo e dizer o mesmo de mim, uma vez que tentar explicar o final de uma obra aberta se encaixa perfeitamente em tal categoria. Entretanto, tentarei faze-lo apenas a título de opinião e com a finalidade de gerar discussões acerca do mesmo e não definir com exatidão o que Iñarritu pretendia com seu final. 

Retrospectiva: 1977

GUILHERME W. MACHADO Percebi que 2017 já está quase acabando e tem vários grandes anos "aniversariantes" para os quais ainda não prestei homenagem. Entre eles, 1977. 77 foi ao mesmo tempo um ano de consolidação da maturidade de antigas lendas quanto do surgimento ainda cru de outras novas, o que se reflete de forma tão óbvia nessa seleção com jovens em ascensão como Lynch, Scorsese e Woody Allen intercalados com figurões consolidados como Buñuel, Resnais e Cassavetes. No meio destes há ainda grandes como Herzog (que certamente está na briga quando se fala no melhor cineasta daquela década) e Argento, ambos também em processo de amadurecimento.

Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1966)

GUILHERME W. MACHADO De tempos em tempos, pra não dizer de décadas em décadas, surgem alguns poucos filmes realmente revolucionários, que mudam a percepção sobre o que já passou e alteram os padrões para o que está por vir. Três Homens em Conflito [1966] é uma dessas obras, um filme que surgiu como o verdadeiro expoente do famoso “western spaghetti” (criado pelo próprio Leone) e do próprio cinema de entretenimento de forma geral. Sergio Leone garantiu, portanto, seu lugar na história do cinema nesse último, e melhor, filme de sua Trilogia dos Dólares (todos estrelados por Clint Eastwood).